Mito ou verdade: hackers conseguem acessar minha web cam?

Eu queria começar esse texto explicando a diferença entre hackers e crackers. No mundo da tecnologia, costumamos dizer que aquela pessoa que usa seu conhecimento para o “bem” é chamado de hacker; quem o usa para o “mal” é chamado de cracker. Não vou me ater à definição de bem ou mal aqui, mas espero que entendam a ideia. Então bora lá!
 
Existem diversos tipos de malwares espalhados pelo mundo, e para quem não sabe, malwares são softwares criados para entrar nos computadores alheios sem permissão do usuário com o intuito de causar algum dano ou roubar algum dado.
 
Há não muito tempo foi criado um malware com o intuito de acessar a webcam de computadores alheios de forma ilícita, e a esse malware se deu o nome de Creepware. Então, voltando à pergunta: SIM, CRACKERS CONSEGUEM ACESSAR A SUA WEBCAM. Mas não para por aí, não! Não é só a Webcam que o Creepware permite o acesso: o microfone também!
 
Se você aceitar meus conselhos, queria te dizer duas coisas:
 
– Primeiro, opte por colocar um adesivo na sua Webcam e deixar seu microfone desativado. Sério! Isso faz bastante diferença. Principalmente porque esse malware vem junto de diversos arquivos e softwares que costumamos baixar da internet.
 
– Segundo, saiba que aqui na We Makers nós temos um curso de Hack Ativismo e uma das abordagens é inclusive em segurança da informação. Se você quer ficar totalmente seguro, eu te aconselho a fazer esse curso. Você pode consultar maiores informações no nosso site: www.wemakerbrazil.com.br.
 
E é isso, pessoal! No próximo texto vou dar algumas dicas sobre como se manter seguro nas redes sociais. Te vejo lá?!
 
Se você curtiu o conteúdo, por favor, comente aí embaixo e divulgue com seus amigos. Isso vale muito muito muito pra gente!
 
#VamosJuntos!
 
Um beijo,
Carol.

Deixe uma resposta